FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.122-130Palavras-chave:
Banco de leite. Leite humano. Doações. Motivação.Resumo
O objetivo desse estudo foi descrever os fatores que influenciam as lactantes na doação de leite humano, por meio de discussão de artigos das bases de dados Scopus, Web of Science, LILACS e Medline, publicados a partir de 1998, quando houve a criação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Foram selecionados 42 artigos para análise de títulos e resumos. Após aplicados os critérios de exclusão, a revisão foi composta por 15 artigos, sendo elencados os principais fatores motivadores da doação de leite humano, dentre eles altruísmo/benevolência/resposta empática; excesso de leite e intercorrências com a amamentação; orientação, auxílio e apoio social; descentralização, estrutura e logística; paridade e escolaridade. Conclui-se que a compreensão do comportamento e dos sentimentos das lactantes em relação ao processo de doação de leite pode embasar a criação de políticas de saúde para promoção da prática da doação, aperfeiçoando as já existentes, com manutenção e captação de novas doadoras de leite humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.