O CUIDADO COM A VIDA NUM GRUPO EDUCATIVO DE PESSOAS HIPERTENSAS E DIABÉTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.130-138

Palavras-chave:

hipertensão, diabetes mellitus, educação em saúde, saúde pública, atenção primária à saúde, cuidados de enfermagem

Resumo

O objetivo desse estudo é conhecer e discutir as concepções dos usuários hipertensos e diabéticos sobre a repercussão do grupo educativo no cuidado com a vida. Estudo descritivo com abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi numa unidade básica de saúde, no município de Niterói, RJ, em um grupo de adultos e idosos com hipertensão arterial e diabetes mellitus. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 usuários, realizadas entre dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. A técnica de análise foi de conteúdo tipo temática. O perfil sociodemográfico dos entrevistados aponta predominância da faixa etária de 60 a 70 anos (42%), em sua maioria do sexo feminino (58%), aposentados (75%) e casados (50%). Os resultados foram analisados e organizados nas seguintes categorias temáticas: grupo como promotor de vivências; grupo como formulador e mantenedor de relações com o serviço de saúde; grupo como promotor do autocuidado. Conclui-se que as concepções dos usuários evidenciam que a atividade no grupo em saúde repercute positivamente no bem-estar do usuário, melhora a socialização, integra o mesmo ao serviço de saúde. Por conseguinte, facilita o acesso aos serviços prestados, bem como estimula a corresponsabilidade no contexto do cuidado com a vida diante do lidar com as doenças crônicas. Enfim, o grupo apresenta repercussões relevantes na ampliação e na emancipação no cuidado com a vida, que se exerce de modo dialogado e interativo numa atividade de educação em saúde.

Biografia do Autor

Cristhian Antônio Brezolin, Universidade Federal Fluminense

Enfermeiro. Mestrando pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde - Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ).

Enéas Rangel Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense – UFF-RJ.

Jorge Luiz Lima da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF).

Donizete Vago Daher, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF).

Jaqueline Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clémence Dellaire, Université Laval

Professora Titular. Faculté des Sciences InfirmièresUniversité Laval. Québec (Québec) Canadá.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

Brezolin, C. A., Teixeira, E. R., Lima da Silva, J. L., Vago Daher, D., Ferreira, J., & Dellaire, C. (2020). O CUIDADO COM A VIDA NUM GRUPO EDUCATIVO DE PESSOAS HIPERTENSAS E DIABÉTICAS. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 130–138. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.130-138

Edição

Seção

Educação & Saúde