GÊNERO, DOMINAÇÃO MASCULINA E FEMINISMO: POR UMA TEORIA FEMINISTA DO DIREITO

Autores

  • Thiago Rafael Burckhart UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2017.47.205-224

Resumo

Tomando em consideração as incursões que ocorreram entre direito e feminismo nas últimas décadas e séculos e a projeção normativa dos direitos das mulheres, este artigo tem por finalidade analisar o feminismo enquanto movimento político-cultural e sua relação com o direito contemporâneo. Procura-se fornecer subsídios teóricos para a construção de uma teoria crítica e feminista do direito, preocupada com a superação de visões e práticas patriarcalistas no plano institucional que subjulgam uma enorme gama de sujeitos. A partir disso, pode-se dizer que o direito passou por profundas evoluções aquisitivas nas últimas décadas no que tange à conquista de direitos que contestam o patriarcado, mas há a necessidade de repensar e subverter a lógica de práticas patriarcalistas remanescentes no campo das instituições jurídicas. Para tanto, partiu-se da abordagem sociológica e antropológica, a partir de autores como Pierre Bourdieu e Judith Butler e da teoria crítica do direito. O artigo divide-se em três capítulos: I – Dominação masculina, poder simbólico e patriarcado; II – Gênero e desconstrução; III – Direito e feminismo.

Biografia do Autor

Thiago Rafael Burckhart, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Constitucionalismo Contemporâneo e Conflito Político (UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Constitucionalismo, Internacionalização e Cooperação (FURB). Pesquisador colaborador do Centro Didático Euro Americano Sobre Políticas Constitucionais (Università del Salento, Itália).

Downloads

Publicado

2017-09-21

Como Citar

Burckhart, T. R. (2017). GÊNERO, DOMINAÇÃO MASCULINA E FEMINISMO: POR UMA TEORIA FEMINISTA DO DIREITO. Revista Direito Em Debate, 26(47), 205–224. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2017.47.205-224

Edição

Seção

ARTIGOS