A VONTADE GERAL COMO PROCESSO ÉTICO-JURÍDICO DE DELIBERAÇÃO COLETIVA E MOVIMENTO ECONÔMICO-POLÍTICO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PODER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.46.94-120

Resumo

Baseado na perspectiva rousseauniana, que confere à Vontade Geral a condição para o exercício da soberania popular, o artigo em questão, a partir da dialética instituinte/instituído, desenvolve as implicações que tal noção carrega e impõe ao referido conceito a ideia que encerra tanto um processo ético-jurídico que envolve as decisões coletivas e, antes, a sua elaboração, quanto um princípio de integração dinâmico-dialética que traz como fundamento um fim comum e que se manifesta através de um movimento econômico-político de objetivação de valores, necessidades e fins do povo enquanto corpo coletivo e moral que converge para a universalidade concreta que cabe à Constituição e às leis.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, "Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura"

- Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura (EPZ/R).

 

- Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ).

 

- Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal, Quase Sagrado, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, Mito e Filosofia: Do Homo Poeticus, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, e, entre outros, O Direito de Ser Homem, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-10

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2017). A VONTADE GERAL COMO PROCESSO ÉTICO-JURÍDICO DE DELIBERAÇÃO COLETIVA E MOVIMENTO ECONÔMICO-POLÍTICO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PODER. Revista Direito Em Debate, 25(46), 94–120. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2016.46.94-120

Edição

Seção

ARTIGOS