Racionalidade Capitalista versus Racionalidade Ambientalista

Autores

  • Daniel Guedes Gonçalves
  • Douglas Evandro Knorst
  • Paulo Natalicio Weschenfelder Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2011.35-36.%25p

Resumo

Discute-se, neste texto, evidentemente sem esgotar o assunto, numa análise de certo modo reflexiva, o antagonismo dos ideais desenvolvimentistas do capitalismo e as externalidades negativas dele resultantes em um processo histórico de evolução que culminou com o atual modelo consumista e a necessidade de busca de um novo paradigma voltado para o equilíbrio das relações homem/natureza de modo a interromper o voraz modelo de desenvolvimento irracional.

Biografia do Autor

Daniel Guedes Gonçalves

Bacharel em Direito e especialista em Direito Ambiental pela Unijuí (Ijuí/RS), mestre em Direito Ambiental pela UCS (Caxias do Sul/RS).

Douglas Evandro Knorst

Bacharel em Direito pela URI (Santo Ângelo-RS), mestreem Direito Ambiental pela UCS (Caxias do Sul/RS).

Paulo Natalicio Weschenfelder, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professor de Direito Constitucional da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Advogado. Procurador de Justiça, aposentado, do Ministério Púbico do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Direito Político pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em Direito Ambiental pela UCS (Caxias do Sul/RS.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

Gonçalves, D. G., Knorst, D. E., & Weschenfelder, P. N. (2013). Racionalidade Capitalista versus Racionalidade Ambientalista. Revista Direito Em Debate, 20(35-36). https://doi.org/10.21527/2176-6622.2011.35-36.%p

Edição

Seção

ARTIGOS