JUSTIÇA RESTAURATIVA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA PARA UMA CIDADANIA PARTICIPATIVA

Autores

  • Luciana Borella Camara UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.39.3-23

Resumo

O presente artigo objetiva fazer uma abordagem acerca da aplicabilidade da justiça restaurativa como mecanismo de perpetuação de uma cultura de paz, através da educação, com propósito para uma cidadania emancipatória. Mesmo ainda recente, a Justiça Restaurativa, através da educação, pode ser uma alternativa na solução de problemas, através da descentralização e da participação do cidadão na solução de conflitos, como exercício pleno de uma cidadania participativa, com a finalidade de restaurar o diálogo entre as relações em sociedade. A metodologia a ser utilizada é a pesquisa bibliográfica. A Justiça Restaurativa e a educação juntas representam um avanço em relação à resolução dos conflitos, pois propiciam o diálogo entre as partes envolvidas. Igualmente propiciam uma conscientização do agressor em relação ao ato praticado e a sua responsabilidade em reparar o mesmo.

Biografia do Autor

Luciana Borella Camara, UNIJUÍ

Mestranda do Curso de Direitos Humanos da Unijuí

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Publicado

2013-05-16

Como Citar

Camara, L. B. (2013). JUSTIÇA RESTAURATIVA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA PARA UMA CIDADANIA PARTICIPATIVA. Revista Direito Em Debate, 22(39), 3–23. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.39.3-23

Edição

Seção

ARTIGOS