EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONDIÇÃO PARA O RESPEITO ÀS DIVERSIDADES

Autores

  • Luciana Borella Camara UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.38.20-43

Resumo

O presente artigo faz uma abordagem acerca da importância da educação em direitos humanos como instrumento em busca da construção de uma cultura de tolerâncias às diferenças e diversidades. Objetiva-se demonstrar a educação no discurso dos direitos humanos dentro de um contexto excludente e intolerante e assim, um desafio importante na efetivação da construção de uma cultura que aceita e compreende o diferente. No plano internacional, a educação foi considerada como uma das principais bandeiras do desenvolvimento humano e do resguardo das liberdades fundamentais. Tais documentos serviram de base para o pensamento contemporâneo acerca da educação como instrumento efetivador do desenvolvimento humano e da emancipação do sujeito. O tema trabalha essencialmente a educação como instrumento para a prática de uma cultura de paz e de respeito às diferenças. Conclui-se que educar para a tolerância é educar para aceitar a diversidade cultural e saber viver com essas diferenças. A educação é o impulso para que através do conhecimento superem-se os preconceitos e a intolerância em prol de uma cultura pacificada, que aceite a diversidade humana de forma saudável, pautadas sempre pelo diálogo intercultural. A metodologia abordada é a pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Luciana Borella Camara, UNIJUÍ

Mestranda do Curso de Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

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Publicado

2013-04-17

Como Citar

Camara, L. B. (2013). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CONDIÇÃO PARA O RESPEITO ÀS DIVERSIDADES. Revista Direito Em Debate, 21(38), 20–43. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2012.38.20-43

Edição

Seção

ARTIGOS