OS HOMENS “OCOS” E O MEIO AMBIENTE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA QUEM?

Autores

  • Raquel Fabiana Sparemberger Universidade Federal do Rio Grande. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.
  • Carlos Alexandre Michaello Marques Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.UNESC.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2015.43.3-26

Resumo

Este texto expõe as conseqüências dos atos impensados e egoístas do homem na luta desenfreada pelo desenvolvimento econômico. Foi realizada uma sucinta exposição de fatores que têm colaborado para a degradação ambiental, tais como: a urbanização e o consumo excessivo decorrente da globalização. Por fim, sugere-se caminhos para a construção de uma política nova onde seja visado o desenvolvimento sustentável econômico, social e cultural.

Biografia do Autor

Raquel Fabiana Sparemberger, Universidade Federal do Rio Grande. Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.

Doutora em Direito. Professora dos cursos de Graduação em Direito e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Rio Grande. Professora da UNESC. Professora pesquisadora do CNPq. Grupo . Pesquisadora do GPAJU – Grupo de  Pesquisa em Antropologia Jurídica da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e do GTJUS-FURG.

Carlos Alexandre Michaello Marques, Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina.UNESC.

Mestrando em Direito Público na Linha de Pesquisa: Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Advogado. Graduado em Direito (2006) e Especialista em Gestão Ambiental em Municípios (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG e, em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2010), MBA em Gestão de Pessoas (2011) e Metodologias e Gestão para Educação a distância pela Universidade Anhanguera - UNIDERP. Professor Colaborador e Pesquisador do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa Jurídica para Sustentabilidade - GTJUS (CNPq) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos - NUPEDH da Faculdade de Direito - FADIR da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professor-Tutor EaD dos Cursos de Graduação da Anhanguera Educacional. Professor da UNESC- Criciuma.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Sparemberger, R. F., & Marques, C. A. M. (2014). OS HOMENS “OCOS” E O MEIO AMBIENTE: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA QUEM?. Revista Direito Em Debate, 24(43), 3–26. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2015.43.3-26

Edição

Seção

ARTIGOS