OS INSTITUTOS JURÍDICOS E OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO

Autores

  • Luis Cláudio Villani Ortiz Prof. Universitário Curso Direito FEMA/Sta Rosa, disciplina Direito e Economia
  • Cláudio Rogério Sousa Lira Fundação Machado de Assis Santa Rosa/RS.
  • Filipe Molinar Machado Universidade Regional Integrada - URI Sto. Ângelo/RS.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.40.27-45

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o arcabouço teórico  das Teorias Institucionais e Neoinstitucionais, formulados por economistas e aplicá-las sob o olhar da Análise Econômica do Direito, no que tange ao papel das regras jurídicas e instituições jurídicas (aqui tratadas simplesmente como institutos jurídicos), nas ações dos agentes econômicos e nas suas relações. Todas as relações econômicas possuem custos nas suas realizações, comumente denominados de Custos de Transação, sendo que quando os mesmos são minimizados, as relações comerciais são potencializadas, favorecendo o desenvolvimento econômico da sociedade. As regras jurídicas e o Judiciário possuem papel relevante na determinação desses Custos de Transação e dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Biografia do Autor

Cláudio Rogério Sousa Lira, Fundação Machado de Assis Santa Rosa/RS.

Professor Universitário Fundação Machado de Assis Santa Rosa/RS, mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada/Sto. Ângelo, RS.

Filipe Molinar Machado, Universidade Regional Integrada - URI Sto. Ângelo/RS.

Professor Universitário Universidade Regional Integrada - URI Sto. Ângelo/RS, mestrando em Engenharia de Produção, UFSM/Sta. Maria, RS.

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Ortiz, L. C. V., Lira, C. R. S., & Machado, F. M. (2013). OS INSTITUTOS JURÍDICOS E OS CUSTOS DE TRANSAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO. Revista Direito Em Debate, 22(40), 27–45. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2013.40.27-45

Edição

Seção

ARTIGOS