ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DO CASO DO TRABALHO ANÁLOGO AO DE ESCRAVO NO ESTADO DO AMAZONAS

CONTEMPORARY SLAVERY: AN ANALYSIS OF THE CASE OF LABOR ANALOGOUS TO THAT OF SLAVE IN THE STATE OF AMAZONAS

Autores

  • Brychtn Ribeiro de Vasconcelos Universidade do Estado do Amazonas
  • Daphine Ramiro Herrera Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2021.55.41-48

Resumo

Este artigo trata da análise do caso do trabalho análogo ao de escravo no Estado do Amazonas, no município de Barcelos em 2014. O combate ao trabalho escravo no Brasil passou a ter expressão a partir da alteração do Código Penal brasileiro e através da Constituição Federal. Atualmente a escravidão contemporânea apresenta-se como violação à dignidade humana e ao trabalhador e, apesar das leis e intervenções existentes, a escravidão persiste, todavia, sob novas formas. O resgate de 13 trabalhadores em condições análogas à de escravo em Barcelos, demonstra a importância de fiscalização e participação dos órgãos públicos. Porém, para o combate ao trabalho escravo é necessário a regulamentação da atividade extrativista e a eliminação do aviamento em conjunto com leis precisas e fiscalização eficaz.

Biografia do Autor

Daphine Ramiro Herrera, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutoranda e professora colaboradora na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru). Doutora e Mestre e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Botucatu). 

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Vasconcelos, B. R. de, & Herrera, D. R. (2021). ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE DO CASO DO TRABALHO ANÁLOGO AO DE ESCRAVO NO ESTADO DO AMAZONAS: CONTEMPORARY SLAVERY: AN ANALYSIS OF THE CASE OF LABOR ANALOGOUS TO THAT OF SLAVE IN THE STATE OF AMAZONAS. Revista Direito Em Debate, 30(55), 41–48. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2021.55.41-48