Em torno do sexo e do envelhecer: A perspectiva interseccional, a discriminação e os desafios que atravessam a agência da pessoa idosa LGBTI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.11408Palabras clave:
Palavras-chave: LGBTI Idoso; Discriminação Interseccional; Direitos Humanos; Minoria Vulnerável., Keywords: Elderly GLBTI; Intersectional Discrimination; Human Rights; Vulnerable Minority.Resumen
Este ensaio, de caráter jurídico e sociológico, propõe-se a analisar as contribuições que a perspectiva interseccional e os direitos humanos das minorias podem oferecer para a compreensão em torno dos fatores de discriminação específicos que atravessam a agência da pessoa idosa LGBTI, com ênfase nos processos de sujeição, nas construções e papéis sociais do gênero, da sexualidade e do envelhecimento e nos desafios relativos à efetiva proteção desse grupo. Utiliza-se a pesquisa qualitativa, tendo em vista que possui conteúdo descritivo e analítico, e será utilizada a análise bibliográfica. Na primeira parte investiga-se o LGBTI idoso, tomado como uma minoria vulnerável, e realiza-se uma reflexão sobre o surgimento e as contribuições do pensamento interseccional, de modo a estabelecer, ainda, possíveis pontos de contato entre a interseccionalidade e as teorias queer e decoloniais. O desenvolvimento evolui para então serem abordados as especificidades e os desafios lançados pela discriminação interseccional sofrida pela pessoa idosa LGBTI, que suscitam olhar o sujeito a partir das cosmologias que o informam. Por fim, com foco no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, abordar-se-á a insuficiência dos instrumentos de proteção internacional como um desafio para a efetiva proteção dos direitos humanos dessa minoria específica.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Direitos Humanos e Democracia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao publicar na Revista Direitos Humanos e Democracia, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença: Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Direitos Humanos e Democracia o direito de primeira publicação.










