O impeachment de 2016 e a expropriação constitucional do voto no Brasil: Consequências à democracia brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.11379

Palavras-chave:

Impeachment; crimes de responsabilidade; expropriação constitucional do voto.

Resumo

A pesquisa tem como escopo analisar a ruptura política de 2016, apontando o uso inapropriado do instituto do impeachment como forma de solucionar questões advindas de crises econômicas, sociais e políticas. Com a tipificação abrangente dos crimes de responsabilidade e a competência dada ao Senado e à Câmara para conduzir os processos de impedimento, percebe-se a existência de uma discricionariedade política para se definir a conduta do presidente e uma excessiva atuação do Poder Judiciário. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, por meio do método dedutivo, o artigo propõe-se a analisar, também, a atuação do Supremo Tribunal Federal no processo que levou à destituição de Dilma Rousseff do cargo de presidente da República e os impactos dessa atuação à soberania popular, suscitando, conclusivamente, a tese da expropriação constitucional do voto e seus impactos no regime democrático brasileiro.

Biografia do Autor

Giovanna Faciola Brandão de Souza Lima, Universidade Federal do Pará

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa Filosofia Prática: Investigações em Ética, Política e Direito (CNPq) e do Centro de Estudos sobre Instituições e Dispositivos Punitivos - CESIP-MARGEAR (CNPq).

Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Faculdade de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Pós-Doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca - USAL (2014). Mestra em Direitos Fundamentais e Relações Sociais pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006), com período de estudo na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2011). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004). Graduada em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2019). É membro da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq: Filosofia Prática: Investigações em Ética, Política e Direito.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Lima, G. F. B. de S., & Verbicaro, L. da P. S. P. (2022). O impeachment de 2016 e a expropriação constitucional do voto no Brasil: Consequências à democracia brasileira. Revista Direitos Humanos E Democracia, 10(19), e11379. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.11379