O AGIR JUSTO SEGUNDO IMMANUEL KANT: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS MOTIVAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.11.3-30

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o agir justo em Kant, a partir da motivação para a tomada de decisões justas e fundamentar o seu valor como sujeito racional perante as intenções que impulsionam seus atos. A opção pela instrumentalidade da lei e suas prerrogativas busca demonstrar os imperativos que comandam a execução das ações, visualizando a consideração moral individual para a busca pela Justiça. O dever ser kantiano sugere o esclarecimento do sujeito da ação para efetivar a justiça particular, pois a autonomia e liberdade são elementares neste processo. A simples afirmação das leis e normas reflete a carência do seu sentido antropológico porque o ser racional torna-se apenas espectador. O método utilizado na investigação é o investigativo bibliográfico onde serão analisadas obras de Kant para fundamentar a exposição e, de comentadores para ampliar a sua compreensão. O texto persegue a ideia que a decisão humana justa está em conexão intrínseca com a sua manifestação moral e racional, porque interessa mais os fundamentos e reflexões do agir humano do que as prerrogativas criadas pelas leis a fim de ordenar a vivência em sociedade.

Biografia do Autor

Neuro José Zambam, Faculdade Meridional - IMED

Pós-Doutor em Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Doutor em Filosofia pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Meridional - IMED – Mestrado. Professor do Curso de Direito (graduação e especialização) da Faculdade Meridional – IMED de Passo Fundo. Membro do Grupo de Trabalho, Ética e cidadania da ANPOF (Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Filosofia). Pesquisador da Faculdade Meridional. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Multiculturalismo, minorias, espaço público e sustentabilidade. Líder do Grupo de Estudo, Multiculturalismo e pluralismo jurídico. Líder do Centro brasileiro de pesquisa sobre Amartya Sen: interfaces com direito, políticas de desenvolvimento e democracia.

Lucio Henrique Spiazzi Algerich Antunes, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Acadêmico de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Acadêmico de Direito no Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, com intercâmbio acadêmico em Direito Internacional na Universidade de Lisboa – ULISBOA (2015-2016).

Downloads

Publicado

2018-04-20

Como Citar

Zambam, N. J., & Spiazzi Algerich Antunes, L. H. (2018). O AGIR JUSTO SEGUNDO IMMANUEL KANT: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS MOTIVAÇÕES. Revista Direitos Humanos E Democracia, 6(11), 3–30. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.11.3-30