TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGY: TOOLS FOR THE PROMOTION OF EDUCATION IN HUMAN RIGHTS

Autores

  • Ednaldo Antonio da Silva Membro do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga/PE; Psicólogo e Terapeuta na CLIMED E FISIOCENTER - Lagoa de Itaenga/PE. http://orcid.org/0000-0002-1340-4851

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.7342

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar em que medida as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser usadas em promoção e efetivação da Educação em Direitos Humanos na contemporaneidade. Método: O desenho metodológico usado foi a pesquisa bibliográfica. Resultados: A TICs fortalecem as políticas públicas de Direitos Humanos; incentiva organização mais rápida e a síntese de conhecimentos; acelera a implementação de inovações na rede de cuidados; ampliar os meios de formação que promove a vigilância e a gestão de cuidados. Conclusão: As TICs são ferramentas eficazes no ensino-aprendizagem, formação e capacitação dos profissionais no desenvolvimento de suas práticas educativas, garante o desenvolvimento de atitudes proativas, gera maior custo-benefício e, possibilita uma ação prática no desenvolver da solução de problemas frente as situações novas. 

Biografia do Autor

Ednaldo Antonio da Silva, Membro do Conselho Municipal de Saúde de Lagoa de Itaenga/PE; Psicólogo e Terapeuta na CLIMED E FISIOCENTER - Lagoa de Itaenga/PE.

Graduação em Psicologia (ESTÁCIO). Mestrando em Ciência da Educação com ênfase em Gestão Escolar (ESEAG/ULUSÓFONA/PT). Especialista em: Educação Permanente em Saúde e Movimento; Educação em Direitos Humanos; Psicologia Clínica em Hospitais; Gestão Escolar; Docência do Ensino Superior;Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua como: Psicólogo Clínico, Social, Comunitário, Escolar, das Emergências e Desastres; Analista de Promoção dos Direitos Humanos; Terapeuta Cognitivo-Comportamental; Professor: Didática do Ensino Superior, Metodologia Científica, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Políticas Públicas de Saúde e Saúde Mental, Assistência Social, Educacional, Criança e Adolescente, Juventude e Gênero. Voluntário no Hospital das Clínicas - UFPE, na Associação das Mulheres como Lúpus - Recife. (Analista de planos de trabalhos; Promotor de Metodologias e Estratégias de Conteúdos em Políticas Públicas de Saúde, Educação, Assistência e Direitos Humanos. No sentido de capacitar empresas, agentes públicos e sociais. Atuando em equipes multiprofissional e multidisciplinares em um trabalho em Rede especializado outras unidades da Agência. Através metodologias, instrumentos, técnicas como: Atendimentos especializados, capacitações, oficinas, palestras, seminários e workshop; Elaboração de Mapeamentos e Diagnósticos sociais, psicológico, Educacionais; Relatórios; pareceres. Experiência em Matricialidade, Referenciamento, Contra Referenciamento, Encaminhamento; Fortalecimento Sociopolítico e Econômico; Fortalecimento da Rede; Fortalecimento da Clínica Ampliada; Promoção à saúde mental em Comunidade Terapêutica - Álcool e outras drogas; Informática em Saúde e Assistência. Atua nos seguintes Eixos: Emergências e Desastres - Habitação e Urbanização; Assistência Psicológica e psicoterápica; Álcool, Crack e outras drogas; Educação de Ambiental, Sanitária; Empreendedorismo, Trabalho e Renda; Gênero e Equidade; Mobilização Social; Articulação de Rede; Planejamento, diagnóstico, mapeamento, análise, Monitoramento e Avaliação; Interferência psicossocial.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Silva, E. A. da. (2021). TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: COMMUNICATION AND INFORMATION TECHNOLOGY: TOOLS FOR THE PROMOTION OF EDUCATION IN HUMAN RIGHTS. Revista Direitos Humanos E Democracia, 9(18), 159–170. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.7342