As Ilusões Inerentes aos Direitos Humanos

Autores

  • Kelma Lima Cardoso Leite Faculdade Grande Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2017.10.422-427

Resumo

Redigido a partir do seu discurso de aceitação do título de doutor honoris causa pela Universidade de Brasília, o livro do professor português Boaventura de Sousa Santos, intitulado "Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento", apresenta um prefácio do Professor José Geraldo Sousa Júnior, então reitor na UnB, e uma rápida apresentação realizada pela coautora da obra, a filósofa Marilena Chaui. A obra supracitada foi dividia pelo autor em dois capítulos e uma breve conclusão.           O proeminente estudioso dos direitos humanos, respeitado no meio jurídico brasileiro e internacional, inicia sua discussão convidando à reflexão acerca do paradoxo entre o discurso hegemônico dos direitos humanos e a realidade perturbadora de milhares de pessoas no mundo que constituem os não sujeitos de direitos humanos. Daí, segundo ele, a necessidade de se perguntar “será a hegemonia de que goza hoje o discurso dos direitos humanos o resultado de uma vitória histórica ou, pelo contrário, de uma derrota histórica?” O empreendimento investido na tentativa de responder a tal questionamento exigiu do referido teórico e pesquisador uma postura definida por ele mesmo como hermenêutica de suspeita, que suscita uma reflexão crítica da concepção convencionalmente construída pela matriz liberal ocidental. Para começar, Boaventura recupera historicamente a genealogia dos direitos e do direito na modernidade ocidental. O sociólogo ibero-americano afirma conceber as versões dominantes da modernidade ocidental como balizadas num pensamento abissal que dividiu o mundo entre sociedades metropolitanas e coloniais. 

Biografia do Autor

Kelma Lima Cardoso Leite, Faculdade Grande Fortaleza

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado e doutorado obtido no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Leite, K. L. C. (2017). As Ilusões Inerentes aos Direitos Humanos. Revista Direitos Humanos E Democracia, 5(10), 422–427. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2017.10.422-427

Edição

Seção

RESENHAS