ORGANIZAÇÕES TERRORISTAS: ATORES DE VIOLÊNCIA E DE PODER GLOBAL
TERRORIST ORGANIZATIONS: ACTORS OF VIOLENCE AND GLOBAL POWER
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.12463Palavras-chave:
Relações Internacionais Terrorismo. Atores Violentos. Organizações Terroristas.Resumo
O estudo ocupa-se com o poder global das Organizações Terroristas vistas como atores de violências, atuando em cenários de medo e terror, morte e destruição, tendo como fio condutor o fenômeno do terrorismo. Estruturando-se em três partes, este ensaio apresenta breves considerações sobre o conhecimento das Relações Internacionais, após aborda o universo do terrorismo em si mesmo e, no terceiro momento, utiliza tabelas de dados e registros de evidências para mostrar a origem e a constituição de alguns desses agentes violentos, apresentado uma cronologia de seus frequentes ataques perpetrados no mundo, o que demonstra a força e o protagonismo dessas emergentes organizações. A pesquisa usa o método hipotético-dedutivo e a técnica bibliográfica, à finalidade utilizando livros, artigos, sites da Internet, concluindo que as Organizações Terroristas reconhecidamente qualificam-se como atores não estatais violentos e que a própria violência que produzem e ostentam constitui a razão de seu empoderamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Direitos Humanos e Democracia, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença: Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Direitos Humanos e Democracia o direito de primeira publicação.










