VIOLÊNCIA, PRECARIEDADE, NECROPOLÍTICA E DESIGUALDADE SOCIAL EM ESPAÇOS URBANOS

VIOLENCE, PRECARIOUSNESS, NECROPOLITICS AND SOCIAL INEQUALITY IN URBAN SPACES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.11537

Palavras-chave:

Cidades, Biopoder, Precariedade, Necropolítica, Memória Social

Resumo

As cidades são espaços urbanos complexos pelas diferenças geográficas, sociais e econômicas, as quais são responsáveis por convulsões e caos. Objetiva-se refletir sobre a distribuição desigual da precariedade em diferentes regiões do espaço urbano, na condição de técnicas que concorrem para a submissão e coisificação dos corpos encerrando-os na rubrica de mercadorias mediante o controle das populações que aciona estratégias de poder decorrendo em segregação e hierarquização social. Por intermédio dessas táticas, realiza-se, no cenário moderno do capitalismo, o ajustamento visando à acumulação dos homens, de maneira análoga à acumulação do capital. Da aplicação do biopoder resulta a expansão desordenada de determinados grupos humanos às custas de forças produtivas e da repartição diferencial do lucro. De resto, problematiza-se, utilizando o método de revisão bibliográfica, privilegiando uma linha de pensamento com destaque à precariedade revestida em vulnerabilidade, considerando vidas descartáveis não passíveis de luto e vidas protegidas. Em seguida, questiona-se a função dos equipamentos e serviços urbanos disponíveis em determinados bairros. Concluímos que o biopoder não é apenas um poder centralizado em uma autoridade governamental, personificada em grande algoz de determinados grupos, visto que se trata de uma malha na qual o poder se capilariza e determina, por meio de ajustes sociais, cotas maiores de precarização em determinados segmentos sociais e cotas menores em outros. Por fim, alude-se que as evidências referidas convergem para pensar o âmbito da Necropolítica, fundamentada especialmente em questões raciais, utilizada para justificar o contexto de vidas matáveis.

 

Biografia do Autor

João Vitor Schmutzler Abrahão, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

João Vitor Schmutzler Abrahão é mestre e doutorando em Memória Social pela UNIRIO. É também assistente em administração do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, licenciado em Geografia pela UFRJ. Pesquisador nos seguintes temas: violência, vulnerabilidade social e dinâmicas urbanas.

Francisco Ramos de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Francisco Ramos de Farias é doutor em psicologia pela FGV e Professor do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 – CNPQ nas seguintes áreas: criminalidade, memória social, prisões e violência. Editor de sessão da revista Morpheus.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Abrahão, J. V. S., & Farias, F. R. de. (2021). VIOLÊNCIA, PRECARIEDADE, NECROPOLÍTICA E DESIGUALDADE SOCIAL EM ESPAÇOS URBANOS: VIOLENCE, PRECARIOUSNESS, NECROPOLITICS AND SOCIAL INEQUALITY IN URBAN SPACES. Revista Direitos Humanos E Democracia, 9(18), 171–187. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2021.18.11537