Em torno do sexo e do envelhecer: A perspectiva interseccional, a discriminação e os desafios que atravessam a agência da pessoa idosa LGBTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.11408

Palavras-chave:

Palavras-chave: LGBTI Idoso; Discriminação Interseccional; Direitos Humanos; Minoria Vulnerável., Keywords: Elderly GLBTI; Intersectional Discrimination; Human Rights; Vulnerable Minority.

Resumo

Este ensaio, de caráter jurídico e sociológico, propõe-se a analisar as contribuições que a perspectiva interseccional e os direitos humanos das minorias podem oferecer para a compreensão em torno dos fatores de discriminação específicos que atravessam a agência da pessoa idosa LGBTI, com ênfase nos processos de sujeição, nas construções e papéis sociais do gênero, da sexualidade e do envelhecimento e nos desafios relativos à efetiva proteção desse grupo. Utiliza-se a pesquisa qualitativa, tendo em vista que possui conteúdo descritivo e analítico, e será utilizada a análise bibliográfica. Na primeira parte investiga-se o LGBTI idoso, tomado como uma minoria vulnerável, e realiza-se uma reflexão sobre o surgimento e as contribuições do pensamento interseccional, de modo a estabelecer, ainda, possíveis pontos de contato entre a interseccionalidade e as teorias queer e decoloniais. O desenvolvimento evolui para então serem abordados as especificidades e os desafios lançados pela discriminação interseccional sofrida pela pessoa idosa LGBTI, que suscitam olhar o sujeito a partir das cosmologias que o informam. Por fim, com foco no Sistema Interamericano de Direitos Humanos, abordar-se-á a insuficiência dos instrumentos de proteção internacional como um desafio para a efetiva proteção dos direitos humanos dessa minoria específica.

Biografia do Autor

Vinícius de Moraes Franco, UFMT

Advogado. Professor voluntário da Faculdade de Direito da UFMT. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT, na Linha de Pesquisa de Direitos Humanos e Fundamentais.

Vládia Maria de Moura Soares, UFMT

Advogada. Professora Adjunta de Criminologia e Direito Penal na Faculdade de Direito da UFMT. Pós-Doutoranda pela UFRGS. Doutora e Mestre em Direito do Estado pela PUC de SP.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Franco, V. de M., & Soares, V. M. de M. (2022). Em torno do sexo e do envelhecer: A perspectiva interseccional, a discriminação e os desafios que atravessam a agência da pessoa idosa LGBTI. Revista Direitos Humanos E Democracia, 10(19), e11408. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.11408