OS DIREITOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO À LUTA PELA IGUALDADE

Autores

  • Dirceu Pereira Siqueira Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
  • Ana Julia Fernandes Samparo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-6622.2017.48.287-325

Resumo

Ao longo da história a mulher sempre foi submetida ao homem e vista a margem da sociedade pelo simples fato ser mulher. Tal condição sempre a acompanhou, sendo inegável a influência desta circunstância nas relações de trabalho. Tendo como base as teorias que explora a divisão sexual do trabalho, consequência do culturalismo no corpo social. Portanto, o escopo do presente texto, parte da trajetória feminina na história, e analisa como o direito atende a realidade e as necessidades da mulher, principalmente dentro do aspecto laboral, os efeitos da divisão sexual do trabalho, bem como a análise da efetividade e dever da atuação estatal dentro desta problematização.  Partindo do estudo da inserção feminina no mercado de trabalho à luta pela garantia dos direitos fundamentais da mulher neste ambiente. Concluindo assim, apesar do decorrer do tempo, e das conquistas femininas advindas da luta constante das mulheres, em busca da tão sonhada inserção e igualdade, a discriminação, a distinção e o preconceito ainda se faz latente em tempos modernos.

Biografia do Autor

Dirceu Pereira Siqueira, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar

Pós-doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal), Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino - ITE/Bauru, Especialista Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pelo Centro Universitário de Rio Preto, Pesquisador Bolsista - Modalidade Produtividade em Pesquisa para Doutor - PPD - do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), e nos cursos de graduação em direito da Universidade de Araraquara (UNIARA), do Centro Universitário Unifafibe (UNIFAFIBE) e do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), Advogado.

Ana Julia Fernandes Samparo, Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)

Mestranda em direito pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar)

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Siqueira, D. P., & Samparo, A. J. F. (2017). OS DIREITOS DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: DA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO À LUTA PELA IGUALDADE. Revista Direito Em Debate, 26(48), 287–325. https://doi.org/10.21527/2176-6622.2017.48.287-325

Edição

Seção

ARTIGOS