DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: DIRETRIZES FUNDAMENTAIS

Autores

  • José Irivaldo Alves Oliveira Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) http://orcid.org/0000-0002-0022-3090
  • Gutyelson Henrik Firmino Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2019.13.254-279

Palavras-chave:

Educação do Campo. Cidadania. Direitos Humanos.

Resumo

O presente trabalho parte dos pressupostos traçados no plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), e tem a preocupação de conhecer como está sendo abordada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimentos e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A pesquisa foi do tipo qualitativa e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracterizou como um estudo de caso. Num primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionários. Dessa forma, verificou-se que a escola trabalha de forma muito superficial temas relacionados com os direitos humanos ao ponto de não ser percebido, ficando evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.

Biografia do Autor

José Irivaldo Alves Oliveira Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional. Doutor em Ciências Sociais. Doutorando em Direito e Desenvolvimento. Pesquisador Produtividade do CNPq, nível 2. Em estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Direito, no Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental e Sociedade de Risco, na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Sociologia. Especialista em Gestão das Organizações Públicas. Especialista em Direito Empresarial. Graduado em Ciências Jurídicas. Exerceu o cargo de Analista Judiciário no Tribunal de Justiça da Paraíba durante oito anos. Professor efetivo do Curso de Gestão Pública, na Unidade Acadêmica de Gestão Pública da Universidade Federal de Campina Grande. É pesquisador com ênfase em conflitos ambientais, meio ambiente, sociedade de risco, legislação ambiental, desenvolvimento sustentável, políticas públicas relacionadas ao acesso à água e saneamento. É membro atuante em diversos grupos de pesquisa. É membro da rede de pesquisa WATERLAT, http://www.waterlat.org/Members.html#brazil. Pesquisador da Rede JUST-Side (Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología). Membro da Associação Latino Americana de Sociologia - ALAS. E-mail: irivaldo.cdsa@gmail.com ou prof.irivaldo@ufcg.edu.br

Gutyelson Henrik Firmino Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

licenciado em Educação do Campo

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Publicado

2019-09-13

Como Citar

Silva, J. I. A. O., & Firmino Nunes, G. H. (2019). DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO: DIRETRIZES FUNDAMENTAIS. Revista Direitos Humanos E Democracia, 7(13), 254–279. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2019.13.254-279