EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E PARA A CIDADANIA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2019.13.230-240Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Educação Infantil, Cidadania, Formação ProfessoresResumo
O presente artigo resulta de uma revisão sistemática da literatura que enfoca a temática da educação em Direitos Humanos na qual é essencial para a formação da cidadania. O trabalho analisa e caracteriza, num primeiro instante, a compreensão, propagação e prática de uma educação em direitos humanos que vêm exigindo, sobretudo das escolas, maior discussão e posicionamento a respeito dos temas abordados na formação docente, principalmente, em relação aos temas transversais, como os direitos humanos e sua interdisciplinaridade. Num segundo momento, problematizar a formação de professores e refletir sobre os caminhos da educação em Direitos Humanos e para a cidadania global. Os resultados mostram a ação docente como práxis, libertadora e emancipadora, além de geradora de criticidade, valorização e respeito aos direitos fundamentais.
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