A CIDADE CONTEMPORÂNEA E O ESPAÇO DA CRIANÇA: INTERAÇÕES SOBRE A CIDADE, A INFÂNCIA E A APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.12.48-56Resumo
O artigo apresenta para análise a cidade como espaço, também, da criança, tendo por base a ideia de espaços lúdicos de acesso público, em especial para esse sujeito em formação, contribuindo para a estruturação e (re)significação da cidadania a partir das experiências vivenciadas nesses ambientes. Com base no questionamento “onde estão as crianças na cidade?”, o texto aborda inicialmente a dinâmica da cidade contemporânea com ênfase no papel dos citadinos na cidade e os espaços destinados à infância na estrutura urbana. Na sequência, analisa a produção do território infantil. A pesquisa teórica utilizou-se do método de abordagem hipotético-dedutivo, por meio do procedimento bibliográfico e interpretação sociológica. E, conclui pela importância e adequação da apropriação do espaço público urbano pelas crianças, contribuindo, assim para a criação de uma cidade, não como apenas como ambiente de lutas sociais, históricas e de segregação, mas sim, como um espaço comum, compartilhado e igualitário, no qual o ideal igualitário possa ser desenvolvido continuamente.
Palavras-Chave: Cidade. Cidadania. Espaços lúdicos urbanos. Infância.
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