DIREITO À EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TRANSFORMAÇÕES NORMATIVAS E A EXPANSÃO DA INCLUSÃO NO BRASIL

Autores

  • Janine de Carvalho Ferreira Braga Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Gustavo Raposo Pereira Feitosa Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.8.310-370

Resumo

No presente artigo, aborda-se o direito à educação da pessoa com deficiência e sua proteção no Brasil, a partir de uma análise dos instrumentos normativos no plano internacional e no ordenamento jurídico brasileiro. Com base no contexto histórico da relação da sociedade com as pessoas com deficiência, mostra-se a evolução da abordagem dada à deficiência, desde sua fase primária de discriminação e segregação ao contemporâneo imperativo de inclusão social como princípio fundamental de garantia da dignidade humana e do direito à igualdade. Nesse contexto, faz-se o percurso constitucional brasileiro no que se refere ao direito à educação desde a Constituição Imperial até a Constituição Federal de 1988, assim como também da legislação infraconstitucional acerca do assunto. Por fim, tendo como ponto de partida a Declaração Universal dos Direitos Humanos, investigou-se a consolidação legislativa no plano internacional e brasileiro do direito à educação de pessoas com deficiência, na perspectiva inclusiva e no âmbito do sistema educacional geral, pela Convenção Internacional Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, aprovada pelo Brasil com status de Emenda Constitucional, e, internamente, pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência. Instituído pela Lei nº 13.146/2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência sistematiza a regulamentação acerca da garantia dos direitos das pessoas com deficiência, contudo sua análise se centra no aspecto educacional e em suas relações com as premissas da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Biografia do Autor

Janine de Carvalho Ferreira Braga, Universidade de Fortaleza - Unifor

Mestre em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Professora do Curso de Direito e do Curso de Especialização em Direito Processual Civil da Unifor. Assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Assessora Especial de Pessoal Docente da Unifor.

Gustavo Raposo Pereira Feitosa, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor pela Unicamp. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza - Unifor. Professor Adjunto de Direito Processual Civil da FD_UFC. Coordenador do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Unifor. Líder do grupo de Pesquisa JET - Justiça em Transformação.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Como Citar

Braga, J. de C. F., & Feitosa, G. R. P. (2016). DIREITO À EDUCAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: TRANSFORMAÇÕES NORMATIVAS E A EXPANSÃO DA INCLUSÃO NO BRASIL. Revista Direitos Humanos E Democracia, 4(8), 310–370. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2016.8.310-370

Edição

Seção

ARTIGOS