EPISTEMOLOGIA, COMPLEXIDADE E MULTICULTURALISMO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA UMA PESQUISA CIENTÍFICA DO DIREITO

  • Patricia Inês Jablonski

Resumo

O presente artigo tem como escopo abordar a compreensão da complexidade por meio de uma reflexão complexa, objetivando investigar a possibilidade da utilização do pensamento complexo para se fazer pesquisa científica na área do Direito ao adotar como ponto de partida, uma leitura epistemológica complexo-sistêmica. As principais questões a serem enfrentadas são: a demonstração de uma epistemologia complexa, a compreensão da complexidade pelo Direito; a compreensão do multiculturalismo e da necessidade sistêmica pelas sociedades multiculturais, bem como o imperativo de respostas adequadas em Direito, às exigências da sociedade contemporânea. A metodologia de abordagem qualitativa, de método dialógico, em pesquisa teórica, com coleta de dados bibliográficos e análise de dados de conteúdo. Procura demonstrar, em um contexto contemporâneo de contingência, intersubjetivismo, auto-reprodução e conexão em rede, algumas características que dão forma a sociedade contemporânea e que desvelam por sua vez, novos desafios a pesquisa científica, nos impondo a necessidade de uma nova leitura ou até mesmo de criação de pressupostos de interpretação e compreensão da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Patricia Inês Jablonski

PATRÍCIA INÊS JABLONSKI. Advogada. Foi professora visitante na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira – FETREMIS/RS, atuando na disciplina de Educação, Diversidade e Desigualdade (2016), e Professora-Pesquisadora no Instituto Federal Farroupilha - IFFar, Campus Santa Rosa (2016). Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS (2013). Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER (2015) e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/RS (2016). E-mail: patriciajablonskiadv@hotmail.com.

Publicado
2018-04-20
Como Citar
JABLONSKI, Patricia Inês. EPISTEMOLOGIA, COMPLEXIDADE E MULTICULTURALISMO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA UMA PESQUISA CIENTÍFICA DO DIREITO. Revista Direitos Humanos e Democracia, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 31-55, abr. 2018. ISSN 2317-5389. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/direitoshumanosedemocracia/article/view/5989>. Acesso em: 19 jun. 2018. doi: https://doi.org/10.21527/2317-5389.2018.11.31-55.