EPISTEMOLOGIA, COMPLEXIDADE E MULTICULTURALISMO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA PARA UMA PESQUISA CIENTÍFICA DO DIREITO
Resumo
O presente artigo tem como escopo abordar a compreensão da complexidade por meio de uma reflexão complexa, objetivando investigar a possibilidade da utilização do pensamento complexo para se fazer pesquisa científica na área do Direito ao adotar como ponto de partida, uma leitura epistemológica complexo-sistêmica. As principais questões a serem enfrentadas são: a demonstração de uma epistemologia complexa, a compreensão da complexidade pelo Direito; a compreensão do multiculturalismo e da necessidade sistêmica pelas sociedades multiculturais, bem como o imperativo de respostas adequadas em Direito, às exigências da sociedade contemporânea. A metodologia de abordagem qualitativa, de método dialógico, em pesquisa teórica, com coleta de dados bibliográficos e análise de dados de conteúdo. Procura demonstrar, em um contexto contemporâneo de contingência, intersubjetivismo, auto-reprodução e conexão em rede, algumas características que dão forma a sociedade contemporânea e que desvelam por sua vez, novos desafios a pesquisa científica, nos impondo a necessidade de uma nova leitura ou até mesmo de criação de pressupostos de interpretação e compreensão da sociedade contemporânea.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).