EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL

Autores

  • Jurandir de Almeida Araújo Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.125-157

Resumo

Os indicadores sociais mostram que o Brasil não oferece as mesmas oportunidades educacionais para todos os estratos sociais da população, e que a diferença educacional entre os ricos e os pobres é bastante expressiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre as desigualdades que permeiam o sistema educacional brasileiro. Com base nos indicadores sociais, principalmente, os educacionais, e em estudos que discutem a temática, apresentamos uma breve análise da conjuntura atual em que se encontram os grupos menos favorecidos, em particular, a população negra, sobretudo, no sistema educacional. Discussão necessária para percebermos alguns dos mecanismos que determinam o lugar dos grupos subalternizados na sociedade brasileira e no acesso ao conhecimento e aos saberes sistematizados. O estudo evidenciou que nos últimos anos, algumas políticas educacionais, contemplando a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro. Evidenciou também que as desigualdades são mais exacerbadas para os negros e nas regiões menos desenvolvidas economicamente, norte e nordeste, e que, mesmo com os avanços que se tem conseguido, o desempenho educacional dos brasileiros é insatisfatório. Se comparado com outros países de níveis semelhantes de desenvolvimento e renda per capita, o Brasil só consegue superar os países pobres da América Latina.

Biografia do Autor

Jurandir de Almeida Araújo, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Mestre em Educação e Contemporaneidade, pela UNEB. Militante do Movimento Negro e da Campanha Nacional pelo Direito a Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desigualdade e Diversidade. Ex-Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Tenho experiência na área de Educação e de Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Educação das Relações Étnico-Raciais, Movimento Negro e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2013-10-15

Como Citar

Araújo, J. de A. (2013). EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL. Revista Direitos Humanos E Democracia, 2(3), 125–157. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.125-157

Edição

Seção

ARTIGOS