EDUCAÇÃO E DESIGUALDADE: A CONJUNTURA ATUAL DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2014.3.125-157Resumo
Os indicadores sociais mostram que o Brasil não oferece as mesmas oportunidades educacionais para todos os estratos sociais da população, e que a diferença educacional entre os ricos e os pobres é bastante expressiva. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre as desigualdades que permeiam o sistema educacional brasileiro. Com base nos indicadores sociais, principalmente, os educacionais, e em estudos que discutem a temática, apresentamos uma breve análise da conjuntura atual em que se encontram os grupos menos favorecidos, em particular, a população negra, sobretudo, no sistema educacional. Discussão necessária para percebermos alguns dos mecanismos que determinam o lugar dos grupos subalternizados na sociedade brasileira e no acesso ao conhecimento e aos saberes sistematizados. O estudo evidenciou que nos últimos anos, algumas políticas educacionais, contemplando a diversidade étnico-racial e cultural do povo brasileiro, foram criadas pelo Estado com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes no sistema escolar brasileiro. Evidenciou também que as desigualdades são mais exacerbadas para os negros e nas regiões menos desenvolvidas economicamente, norte e nordeste, e que, mesmo com os avanços que se tem conseguido, o desempenho educacional dos brasileiros é insatisfatório. Se comparado com outros países de níveis semelhantes de desenvolvimento e renda per capita, o Brasil só consegue superar os países pobres da América Latina.Downloads
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