Sem direitos e sem perspectivas: O sofrimento da categoria frente à precarização do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2024.24.15933Palavras-chave:
Direitos Humanos, Trabalho docente, Mundo do trabalho, Precarização e intensificação do trabalho, Trabalho pedagógicoResumo
O texto é uma análise reflexiva sobre os direitos humanos e o trabalho docente. Ele tem como objetivo destacar na configuração atual do mundo do trabalho os problemas que mais afetam a categoria de educadores. Para trazer luzes sobre temas relacionados ao contexto docente, tais como: teletrabalho, o trabalho em plataformas digitais, a uberização da educação, a intensificação do trabalho docente e os ataques da extrema-direita na educação, foram resgatadas pesquisas desenvolvidas na academia para fomentar reflexões analíticas profundas sobre os direitos humanos e a categoria do trabalho docente. O texto finaliza com a necessidade de apoiarmos o educador nos seus direitos trabalhistas, reconfigurando o ambiente de trabalho para um espaço mais saudável que prime pelo trabalho coletivo, além da valorização da carreira do magistério e da escola pública de qualidade.
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