A importância de uma associação para construção e formação da cultura surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.12620

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de abordar a importância de uma Associação para pessoas surdas principalmente nos primeiros anos de vida, quando a criança está se descobrindo como pessoa e sujeito, e, no caso de criança surda, aprendendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, com troca de experiências e amizades com outras pessoas surdas que já saibam a Libras. A Associação é um lugar que oportuniza a possibilidade de troca de informações na sua própria língua com a comunidade surda, para que assumam a sua identidade como sujeito surdo que tem seu próprio jeito de se comunicar, interagir, perceber e conhecer o mundo. Este artigo irá apresentar a Associação de Famílias, Amigos, Profissionais e Pessoas Surdas (Afaps MS), que nasceu em 2018 em Campo Grande/MS. Será apresentada sua história, como começou, quais objetivos e suas conquistas em nossa sociedade. A Associação tem uma função social, cultural e cívica de defender os direitos dos seus associados. A participação da sociedade civil na construção de políticas públicas é muito importante, pois o poder público desconhece as necessidades e as dificuldades das pessoas com deficiência, principalmente em relação às pessoas surdas. A união das famílias e amigos nessa construção de uma sociedade mais inclusiva é um dever de todos. Pensando nisso, a Afaps MS, em seus três anos de existência, já conquistou muitas vitórias para a comunidade surda por meio de projetos e ações que visam a garantir a acessibilidade e a inclusão da língua brasileira de sinais – Libras –, resgatando a dignidade das pessoas surdas e proporcionando o seu protagonismo e desenvolvimento, transformando a sociedade em um lugar mais acessível e inclusivo para todas as pessoas surdas.

Biografia do Autor

Adriano de Oliveira Gianotto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Desenvolvimento Local do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco, sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB/MS, Pós Graduado Lato Sensu em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Leonardo de Vinci, Proficiente em Libras/MEC, Atuo como Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Docente do Curso de Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em Libras da Faculdade de Educação pela UFMS, membro do Conselho Editorial e Avaliador da RELLIS - Revista de Estudos de Libras e Línguas de Sinais (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS). Atualmente estágio de Pós-Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, sob a supervisão do Professor Dr. Heitor Romero Marques, com pesquisa na área de Diversidade, Identidade e Culturais Surdas, E Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Libras, Educação de Surdos e Letramento de Surdos - GEPESLS/UFMS/CNPq. Atuando principalmente nos seguintes temas: Protagonismo surdo, Visibilidade e Invisibilidade, Estudos Culturais, Artes Visuais, Acessibilidade, Tecnologia Aplicada de surdos, Comunidade Surda, Sociolinguística, Letramento de surdos, Educação Bilíngue para Surdos e Políticas Públicas e Linguística de Língua de Sinais.

Liliam Veronese, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp).

Advogada, pedadoga, especialista em educação inclusiva pela faculdade Campos Elíseos, MBA em gestão pública, pela faculdade metropolitanas unidas – FMU, especialista em gestão escolar pela Faculdade Campos Elíseos, advogada da Associação de famílias, amigos, profissionais e pessoas surdas – AFAPS MS,

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Gianotto, A. de O., & Veronese, L. . (2022). A importância de uma associação para construção e formação da cultura surda. Revista Direitos Humanos E Democracia, 10(20), e12620. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.20.12620