A construção da cidadania da mulher no futuro do presente: Uma necessária mudança de paradigma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.12339

Palavras-chave:

Constitucional; Igualdade de Gênero; Cidadania; Educação; Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo interdisciplinar sobre o movimento hodierno intitulado Constitucionalismo Feminista e seus impactos em políticas de afirmação da Cidadania da Mulher em suas três fases da vida: Mulher Menina; Mulher Adulta e Mulher Idosa. Para tanto, explora movimentos pedagógicos conjugados no futuro do presente e voltados para a (re)construção de paradigmas culturais, mormente a partir da evolução da literatura infantojuvenil. O método eleito foi o analítico-dedutivo, por meio de pesquisa bibliográfica, doutrinária e normativa. Entre os marcos teóricos, destacam-se obras literárias e científicas que correlacionam educação emancipatória e igualdade a partir da intersecção entre Direito; Pedagogia; Filosofia; História e Psicanálise. Como resultado e contribuição, propõe modelos educacionais alicerçados no diálogo sobre direitos fundamentais e no pleno desenvolvimento das potencialidades humanas, sem olvidar da perspectiva de gênero.

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Dias, UNISAL/SP (Lorena)

Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Integrante do GP "Minorias, Vulnerabilidade e Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos" do Curso de Mestrado Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos do UNISAL/Lorena. Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Veiga de Almeida. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4167-5528. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7956330817764772. Email: lgdias@yahoo.com.br.

Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida, PUC/SP; UNISAL/SP (Lorena)

Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da PUC/SP, Núcleo de Pesquisa “D. Difusos e Coletivos”; e do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), “Concretização dos Direitos Sociais), Difusos e Coletivos”. Coordenadora da Especialização “Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/COGEAE/SP) e do “Centro de Estudos e Pesquisas Tecnológicas em Direito Minerário Ambiental” (CEPDMA/PUC/SP). Líder do Grupo de Pesquisa “Ordem Política, Econômica e Social e o Meio Ambiente: efetividade e sustentabilidade” (CNPq/PUC/SP), integrante do Grupo de Pesquisa “Direitos Sociais, Direitos Fundamentais e Políticas Públicas” (CNPq/Unisal) e coordenadora do Projeto de Pesquisa “Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Cidadania” (Unisal). Desembargadora Federal Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Presidente da Comissão Gestora do “Núcleo de Gerenciamento de Precedentes” do TRF3 (NUGE) e integrante do Grupo Decisório do “Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal”. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3049-8420. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6376624087344424. Email: cymy@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2022-09-28

Como Citar

Dias, L. G., & Yatsuda Moromizato Yoshida, C. (2022). A construção da cidadania da mulher no futuro do presente: Uma necessária mudança de paradigma. Revista Direitos Humanos E Democracia, 10(19), e12339. https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.12339