Direito Direito à Desconexão em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2317-5389.2022.19.10963Palavras-chave:
Direito à desconexão; Teletrabalho; Home Office; COVID-19; Dignidade da pessoa humana.Resumo
Este artigo tem como tema o direito à desconexão em tempos de pandemia e, como objetivo, analisar a necessidade da desconexão dos trabalhadores, em especial, durante o isolamento imposto pela pandemia da COVID-19 no Brasil. Em termos metodológicos, a pesquisa adotou o enfoque dedutivo com o intuito de compreender os efeitos da falta de desconexão na vida e na saúde dos trabalhadores, bem como seus reflexos na sociedade. O estudo aponta como principais resultados a necessidade de fomentar políticas de desconexão nas empresas, com regulamentação por parte do Estado, concluindo que o direito à desconexão está alçado à garantia constitucional, como um direito ligado à dignidade da pessoa humana a ser tutelado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Direitos Humanos e Democracia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Direitos Humanos e Democracia, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença: Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Direitos Humanos e Democracia o direito de primeira publicação.










