CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO - DOSSIÊ: DIREITOS HUMANOS, NEOLIBERALISMO E VULNERABILIDADES

2023-12-18

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

DOSSIÊ: DIREITOS HUMANOS, NEOLIBERALISMO E VULNERABILIDADES

Submissão: Até 31 de maio de 2024

 

 EMENTA:  

Estado Democrático de Direito e direitos humanos. Direitos sociais, desenvolvimento e inclusão social. Direitos sociais, neoliberalismo e desigualdade social. Mudança climática, violação dos direitos humanos e vulnerabilidades sociais. Direito à moradia e direitos humanos.

 

OBJETIVO:  

O dossiê tem por objetivo geral a seleção de artigos, ensaios e resenhas que tenham como base o estudo crítico e interdisciplinar dos direitos humanos, em uma perspectiva que considere o neoliberalismo enquanto referência teórica e política dominante dos últimos cinquenta anos no mundo e a mudança climática como um fato relevante na atualidade.

 

JUSTIFICATIVA:

A preocupação com os riscos e o futuro do Estado Democrático de Direito e, em especial, com a garantia e a efetivação dos direitos sociais se tornou um fato ainda mais relevante neste momento. É que, depois de quatro décadas de forte domínio das políticas neoliberais, a proteção aos direitos sociais e as respectivas políticas públicas de inclusão social foram relativizados e, em consequência, as desigualdades se ampliaram e as formas de vulnerabilidade social dos grupos mais populares se agigantaram. Este quadro se agravou ainda mais, nos últimos anos, com os diversos aspectos sociais da mudança climática em curso nas várias regiões do mundo. Por isso, é fundamental o debate sobre o tema e o desenvolvimento de análises teóricas sobre esta nova realidade. O presente dossiê, na esperança de ajudar a buscar da compreensão deste processo, tem o objetivo de fomentar novos olhares e novas ações sobre o tema.

 

A submissão deve ser realizada na seção DOSSIÊ: DIREITOS HUMANOS, NEOLIBERALISMO E VULNERABILIDADES

 

COORDENADORES:

Profa. Dra. Elenise Felzke Schonardie (PPGD/UNIJUI)

Prof. Dr. Gilmar Antônio Bedin (PPGD/UNIJUI)

Prof. Dr. Antônio Dimas (PPGD/UNIMONTES)

Prof. Dr. Guilherme Camargo Massaú (PPGD/UFPEL)