Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial: uma análise entre a teoria e a prática

Autores

  • Gilberto Friedenreich dos Santos Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)
  • Arlete Longhi Weber Fundação Universidade de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.247-267

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Social Empresarial. Teoria e Prática.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar, a luz das teorias de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Desenvolvimento Sustentável (DS), se as ações de RSE divulgadas pelas indústrias de Blumenau, em Santa Catarina, atendem aos pressupostos teóricos do Desenvolvimento Sustentável. Como recorte se tomou as indústrias com mais de 500 funcionários, listadas no Guia Fiesc/2015, com unidades no Município de Blumenau/SC. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa bibliográfica para a compreensão dos conceitos e pressupostos teóricos e a pesquisa exploratória como suporte na busca das informações sobre as práticas de RSE divulgadas nos sites das empresas analisadas. A partir da análise e conexões feitas entre a pesquisa bibliográfica e a pesquisa das ações publicadas pelas empresas em suas páginas web percebe-se que a maioria das indústrias blumenauense divulga sutilmente suas informações de cunho socioambiental. Das onze empresas pesquisadas, apenas três apresentam informações mais detalhadas sobre tais práticas. Entre as ações apresentadas pelas empresas, em sua maioria se encontram as de cunho compulsório, ou seja, obrigadas por lei.  Diante do exposto, conclui-se que a indústria de Blumenau tem um longo trajeto a ser percorrido na prática de ações que tragam resultados efetivos em prol do Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

Gilberto Friedenreich dos Santos, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Possui graduação em geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atua em pesquisa na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e História Ambiental.

Arlete Longhi Weber, Fundação Universidade de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Cruz Alta (2000). Mestre em Contabilidade Internacional pela Universidade de Buenos Aires (2008). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Mestre em Desenvolvimento Regional pela FURB (2016). Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Santos, G. F. dos, & Weber, A. L. (2020). Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial: uma análise entre a teoria e a prática. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 247–267. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.247-267

Edição

Seção

Artigos