Estratégias na Geração de Energia Elétrica no Pará e a Promoção de Estruturas Tecnológicas e Mecanismos Competitivos (2014-2017)

Autores

  • Antônio Armando Alão Faculdade de Belém (Fabel)
  • Fabricio Quadros Borges Instituto Federal do Pará (IFPA); Universidade da Amazônia (Unama)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.291-308

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Matriz de SWOT. Competitividade. Tomada de decisão. Padrão de vida.

Resumo

Este estudo objetiva analisar a postura estratégica do governo federal na geração de energia elétrica no estado do Pará, entre 2014 e 2017. No Pará, observa-se que as ações estratégicas desenvolvidas pelo governo brasileiro, cada vez mais atribuem aos paraenses o papel de fornecedor de energia hídrica. Nessa perspectiva, esta investigação colaborou a uma visão aprofundada da capacidade que estas ações estratégicas no segmento de geração de eletricidade têm de promover possibilidades de desenvolvimento no estado paraense. Na metodologia deste estudo foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica e documental que identificou ações estratégicas do governo federal junto ao segmento de geração de eletricidade no Pará e as classificou a partir de suas possíveis contribuições à promoção de estruturas tecnológicas e de mecanismos competitivos no Pará. Em seguida, através da ferramenta Matriz de SWOT, realizou-se um exame destas ações estratégicas, de maneira a identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A investigação concluiu que as ações estratégicas do governo federal realizadas no setor elétrico paraense, no período analisado, não foram capazes de gerar mecanismos competitivos e estruturas tecnológicas promotores de melhorias no padrão de vida.

Biografia do Autor

Antônio Armando Alão, Faculdade de Belém (Fabel)

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Analista tributário da Secretaria da Receita Federal e Professor da Faculdade de Belém (Fabel).

Fabricio Quadros Borges, Instituto Federal do Pará (IFPA); Universidade da Amazônia (Unama)

Doutor em Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Universidade da Amazônia (Unama).

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Alão, A. A., & Borges, F. Q. (2019). Estratégias na Geração de Energia Elétrica no Pará e a Promoção de Estruturas Tecnológicas e Mecanismos Competitivos (2014-2017). Desenvolvimento Em Questão, 17(49), 291–308. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.49.291-308

Edição

Seção

Artigos