O Uso de Recursos Estratégicos na Produção de Orgânicos: o caso dos produtores da feira ecológica de Passo Fundo-RS

Autores

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Jordana Eidelwein Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Antônio Genésio Vasconcelos Neto Embrapa Agroindústria Tropical
  • Adriana Carvalho Pinto Vieira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.312-333

Palavras-chave:

Visão baseada em recursos, Produção orgânica, Agricultura familiar

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar os recursos estratégicos tangíveis e intangíveis utilizados na produção de orgânicos dos produtores da Feira Ecológica de Passo Fundo-RS. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, tendo a população alvo os produtores de orgânicos da Feira Ecológica de Passo Fundo. Foram pesquisados seis produtores, utilizando o critério de saturação, a partir de critérios de seleção que responderam ao questionário, elaborado a partir da literatura da Visão Baseada em Recursos (VBR). As respostas foram analisadas utilizando a técnica de análise de conteúdo. Como resultados significativos, pode-se destacar que os recursos tangíveis e intangíveis são elementos fundamentais para o sucesso da atividade de produção de orgânicos, com destaque especial para a instituição cooperativa, com a função de congregar os produtores, viabilizar o canal de comercialização e, especialmente, oferecer mecanismos de certificação da produção orgânica.

Biografia do Autor

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Jordana Eidelwein, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Aluna do MBA em Economia e Gestão Empresarial na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Antônio Genésio Vasconcelos Neto, Embrapa Agroindústria Tropical

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza.

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Doutora em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora colaboradora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-08-27

Como Citar

Padilha, A. C. M., Eidelwein, J., Vasconcelos Neto, A. G., Vieira, A. C. P., & Souza, M. de. (2019). O Uso de Recursos Estratégicos na Produção de Orgânicos: o caso dos produtores da feira ecológica de Passo Fundo-RS. Desenvolvimento Em Questão, 17(48), 312–333. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.48.312-333

Edição

Seção

Artigos