Os Burocratas de Nível de Rua a Partir dos Modelos de Administração Pública

Autores

  • Fillipe Maciel Euclydes Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV)
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.33-48

Palavras-chave:

Modelos de Administração Pública. Burocrata de Nível de Rua. Ensaio Teórico.

Resumo

: O presente ensaio visa fomentar o debate em torno das características do burocrata de nível de rua a partir de dois modelos de administração pública dissonantes: A Nova Gestão Pública (NGP) e o Novo Serviço Público (NSP). A NGP tem como objetivo principal a consecução de um Estado mais eficiente, utilizando-se de instrumentos como a privatização de funções públicas substanciais e a reformulação do sistema de funcionalismo público. O NSP, contudo, é uma tentativa de oposição à racionalidade instrumental, origem tanto do modelo burocrático quanto do modelo gerencial, buscando uma administração mais democrática. Ao compartilhar a perspectiva de Lipsky (2010), acreditamos que esse burocrata se estabelece como um centro de controvérsia política – sofrendo pressão de caráter tanto institucional quanto popular – e que este ensaio buscou analisá-lo conforme diferentes paradigmas da administração. Este estudo baseia-se ainda na perspectiva de Meneghetti (2011), o qual observa um ensaio-teórico como um importante instrumento que amplia a interdisciplinaridade, tendo em vista o objeto essencialmente poliédrico a ser trabalhado – o burocrata de nível de rua -, e promove a construção do saber através do debate intersubjetivo entre seus pares.

Biografia do Autor

Fillipe Maciel Euclydes, Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV)

Mestre em Administração, com concentração na área Pública, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPGADM/UFV). Doutorando em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV).

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000).

Downloads

Publicado

2020-04-24

Como Citar

Euclydes, F. M., & Silveira, S. de F. R. (2020). Os Burocratas de Nível de Rua a Partir dos Modelos de Administração Pública. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 33–48. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.33-48

Edição

Seção

Artigos