Negociação, Cooperação e Desenvolvimento Local sob uma Perspectiva Sistêmica: um Estudo de Caso no Arranjo Produtivo Local de Fruticultura de Jaíba-MG

Autores

  • Márcia Freire de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Dante Pinheiro Martinelli Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.193-223

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar, sob uma perspectiva sistêmica, como a negociação influencia o processo de cooperação e se este processo contribui com o fomento do desenvolvimento local de regiões onde arranjos produtivos locais estão instalados. Para atingir este objetivo foi feito um estudo de caso qualitativo e exploratório no APL de Fruticultura de Jaíba-MG.  A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em propriedades rurais e instituições de apoio ao APL. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que as ações de cooperação estabelecidas no APL são principalmente do tipo multilateral horizontal, derivadas de negociações ganha-ganha. Essas ações contribuíram para o desenvolvimento local do APL, sobretudo nos seguintes aspectos: capacitação dos recursos humanos; melhoria de aspectos ambientais: conquista de novos clientes/ampliação de mercado; redução de custos e; melhoria da tecnologia de produção.

Biografia do Autor

Márcia Freire de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Engenharia de Produção (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (2002), Dea Sciences de Gestion Option Management - Université Pierre Mendes France Ecole Superieure Des Affaires (2003), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e pós-doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia.

Dante Pinheiro Martinelli, Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FEA/USP-RP.

Downloads

Publicado

2014-10-09

Como Citar

Oliveira, M. F. de, & Martinelli, D. P. (2014). Negociação, Cooperação e Desenvolvimento Local sob uma Perspectiva Sistêmica: um Estudo de Caso no Arranjo Produtivo Local de Fruticultura de Jaíba-MG. Desenvolvimento Em Questão, 12(28), 193–223. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.28.193-223

Edição

Seção

Artigos