Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-Line

  • Fernanda Breda Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim
  • Cassiana Maris Lima Cruz Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Lisiane Caroline Rodrigues Hermes Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Universidades Comunitárias brasileiras; Instituições de Ensino Superior; Plano de Desenvolvimento Institucional; Comunicação Integrada de Marketing; Ambiente on-line; Gestão da comunicação

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a gestão da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no ambiente on-line, de acordo com o proposto por Gurau (2008). A pesquisa foi realizada com base no método exploratório, seguindo as premissas da narrativa e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores das Universidades investigadas, que propõe três etapas para a adaptação das mensagens online: aos valores corporativos, aos objetivos estratégicos e táticos da comunicação, bem como customização. A investigação corroborou quanto aos valores corporativos e, também apresentou discrepâncias de achados frente as estratégias e táticas de comunicação e a customização. Ainda, agregou novas perspectivas ao processo da CIM no ambiente on-line das Universidades, enfatizando a importância da comunicação interna como uma ferramenta de suporte a gestão.

Biografia do Autor

Fernanda Breda, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Erechim

Mestrado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2017). Jornalista na Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos da URI Erechim.

Cassiana Maris Lima Cruz, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-2010). Atualmente é professor Titular I da Universidade de Passo Fundo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGadm), Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac).

Lisiane Caroline Rodrigues Hermes, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre em Desenvolvimento e aluno do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado
2020-04-24
Como Citar
BredaF., CruzC., HermesL., & MedeirosJ. (2020). Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-Line. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 331-354. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.331-354
Seção
Artigos