Observatórios Sociais e sua Importância para a Gestão Pública na Região Sul do Brasil

  • Jeferson Lopes Goulart Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento
  • Alessandra Troian Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento
  • Jordy Navarrete Quispe Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento
Palavras-chave: Gasto Público; Participação; Transparência; Prestação de Contas.

Resumo

O controle social das ações e gastos públicos têm se tornado cada vez mais frequentes no mundo todo. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 é o marco deste processo, estabelecendo que o controle da Administração Pública deve ser realizado por órgãos do próprio poder público e pela sociedade. Neste sentido, o presente estudo visa analisar os benefícios financeiros e os benefícios não financeiros dos Observatórios Sociais (OS) na região Sul do país. Metodologicamente foram coletados e analisados os dados presentes no sítio oficial do Observatório Social do Brasil referentes aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, referentes ao ano de 2017. Para tanto, tem-se como principal resultado a indiscutível relevância do papel dos OS no controle dos gastos públicos. A análise financeira indica economicidade em todos os municípios em questão, variando a porcentagem, mas com significativa economia para os cofres públicos. Já as ações não financeiras realizadas pelos OS giram em torno do acompanhamento das licitações, de reuniões com agentes públicos e a disseminação do controle social por meio de palestras, cursos e capacitações. O que sinaliza o maior conhecimento e controle dos recursos públicos por parte da população.

Biografia do Autor

Jeferson Lopes Goulart, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento

Doutor em Ciencias de la Educación pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina(2015)
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Brasil

Alessandra Troian, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento.

Jordy Navarrete Quispe, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Santana do Livramento

Acadêmico de Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa, campus Santana do Livramento - RS, Brasil.

E-mail: jordynquispe@gmail.com

Publicado
2020-04-24
Como Citar
GoulartJ., TroianA., & QuispeJ. (2020). Observatórios Sociais e sua Importância para a Gestão Pública na Região Sul do Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 18(51), 113-128. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.113-128
Seção
Artigos