Design Thinking e Abordagem das Capacitações: uma Proposta de Integração

Autores

  • Roberta Cristina Redante Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Luiz Fernando Fritz Filho Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Janine Fleith de Medeiros Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.46-61

Palavras-chave:

Design Thinking, Abordagem das Capacitações, Problemas complexos., Desenvolvimento, Problemas complexos

Resumo

Em um planeta que enfrenta cada vez mais desafios, a busca pela qualidade de vida é uma constante em distintas culturas, etnias, classes sociais. As pessoas desejam ter a oportunidade de viver a vida que, para elas, é significativa, a partir da liberdade de escolha frente às opções que lhes apresentem maior valor, princípios centrais da abordagem das capacitações. Ao mesmo tempo, para que isso seja possível, muitos problemas complexos precisam ser sanados, e apresenta-se como uma alternativa o design thinking. Conceitualmente, o design thinking pode ser compreendido como uma abordagem iterativa e centrada no ser humano para a resolução de problemas. Assim, este ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de integração da abordagem das capacitações com a abordagem do design thinking visando configurar, a partir da referida integração, uma estratégia para o desenvolvimento e consequente aumento do bem estar social na resolução dos problemas complexos atuais. As conclusões demonstram que esta integração pode ser uma forma de contribuir com o alargamento das liberdades substantivas individuais das pessoas, e na solução dos desafios e problemas complexos enfrentados pelas nações, por meio da utilização dos processos e valores do design thinking.

Biografia do Autor

Roberta Cristina Redante, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Aluna de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Luiz Fernando Fritz Filho, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Janine Fleith de Medeiros, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2019-05-22

Como Citar

Redante, R. C., Fritz Filho, L. F., & Fleith de Medeiros, J. (2019). Design Thinking e Abordagem das Capacitações: uma Proposta de Integração. Desenvolvimento Em Questão, 17(47), 46–61. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2019.47.46-61

Edição

Seção

Artigos