Responsabilidade Social Corporativa e Empreendedorismo: Evidências e fragilidades

Autores

  • Elzo Alves Aranha Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI)
  • Neuza Abudd Garcia Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.260-288

Palavras-chave:

Empreendedorismo, inovação e responsabilidade social corporativa, valor, racionalidade

Resumo

A incipiente presença do empreendedorismo corporativo acompanhado da inovação nos debates e reflexões da responsabilidade social corporativa (RSC) vem de um lado, distanciando a produção acadêmica brasileira deste campo, dos demais países do hemisfério norte, e do outro lado, deixando o campo da RSC carente, de modelos interpretativos dos fenômenos contemporâneos vinculados ao empreendedorismo e inovação, em curso nas empresas brasileiras. O presente artigo tem por objetivo  analisar a RSC na perspectiva do empreendedorismo e inovação, buscando explorar e identificar as interfaces e conexões, e propõe um modelo de análise para ampliar e facilitar a interpretação. A metodologia descritiva e exploratória adotada norteou a condução da pesquisa.  Os resultados apontam para a proposta de modelo de análise constituído de quatro dimensões a saber: racionalidade, compreensão intuitiva, valor e gestão das incertezas, apoiado no empreendedorismo e inovação. O modelo de análise eleva a compreensão e interpretação da RSC.

Biografia do Autor

Elzo Alves Aranha, Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI)

Doutor em Engenharia de Produção pela EP-USPMestre em Administração pela PUC-SPEspecialísta em Avaliação Institucional UNB)Professor de Empreendedorismo e Negócios da Universidade Federal de Itajubá- Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)Tem experiência de mais de 15 anos em grande empresas e ocupou diversos cargos da administração universitária (Pró-reitor de Extensão Universitária, Chefe de Gabinete, coordenador executivo do programa de pré-incubação). Co-fundador e foi o secretáirio executivo da Associação Brasileira de Educação a Distãncia e coordenou diversos projetos de empreendedorismo, inovação e negócios.Áreas de interesse: empreendedorismo, business start-up, projetos de gestão da inovação.

Neuza Abudd Garcia, Universidade Nove de Julho

Doutora em Psicologia Social - USPMestre em Educação - PUC-SPProfessora da Universidade Nove de Julho e coordena diversos projetos na área de educação.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Aranha, E. A., & Garcia, N. A. (2013). Responsabilidade Social Corporativa e Empreendedorismo: Evidências e fragilidades. Desenvolvimento Em Questão, 11(24), 260–288. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.260-288

Edição

Seção

Artigos