O Comportamento de Consumidores Diante da Prática do Greenwashing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.400-418

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Compra verde, Greenwashing, CONAR

Resumo

Os consumidores mesmo assumindo um papel primordial e impulsionador ao exigir das empresas ações que sigam normas de preservação ambiental, têm dificuldade de identificar aquelas tidas como verdadeiramente sustentáveis e essa confusão incentiva o greenwashing. Diante disso, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR, órgão responsável em receber, avaliar e julgar possíveis denúncias de greenwashing tem buscado impedir que os consumidores sejam ludibriados com falsas mensagens ambientais. Nesse quadro, este artigo objetiva averiguar o comportamento dos consumidores frente à prática greenwashing. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou como fonte de dados tanto o sítio do CONAR por meio de uma pesquisa documental, quanto à aplicação de questionário com o apoio do software de desenvolvimento de pesquisa Survey Monkey. Os resultados demonstraram que mesmo os consumidores sendo céticos em relação à publicidade verde, eles não tem o conhecimento adequado sobre o significado do greenwashing, não buscam verificar a veracidade das informações anunciadas e estão divididos entre denunciar ou não um caso de greenwashing, justificando especialmente não ter conhecimento do CONAR. Conclui-se que a consciência do consumidor está mudando gradativamente, mas ainda assim é necessário um comportamento mais crítico em se tratando do greenwashing a fim desta prática ser diminuída. 

Biografia do Autor

Letícia Sousa Fialho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Mestra em Administração pela Unifor. Pós-graduada em Administração Pública e Graduada em Contabilidade atuando na área pública há mais de 10 anos.

Fábio Freitas Schilling Marquesan, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/Unifor). Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013); Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2008); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006); Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel/2003) e Engenheiro Agrônomo (UFSM/2002). Vice-líder do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS) e líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá). Entre os interesses de estudo estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas.

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Publicado

2018-10-10

Como Citar

Fialho, L. S., & Marquesan, F. F. S. (2018). O Comportamento de Consumidores Diante da Prática do Greenwashing. Desenvolvimento Em Questão, 16(45), 400–418. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.45.400-418

Edição

Seção

Artigos