Turismo e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise das Atividades Turísticas em uma Comunidade Pacificada do Rio de Janeiro

Autores

  • Fernando Guilherme Tenório Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGVRJ)
  • Vanessa Brulon Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Ana Clara Rodrigues Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.422-452

Palavras-chave:

Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Favelas

Resumo

Tendo em vista o potencial do turismo para levar ao desenvolvimento e a procura crescente por um turismo social, esse artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da atividade turística em uma comunidade pacificada, a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura que aborda a temática das favelas, a relação entre turismo e desenvolvimento, e a noção de desenvolvimento sustentável. Para a coleta de dados foram realizados dois grupos de discussão: um com moradores envolvidos com atividade turística dentro da comunidade em questão, o Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro; e outro com moradores que não têm este envolvimento. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados, a partir de categorias de sustentabilidade desenvolvidas com base em Sachs (2009), que considera múltiplas dimensões do desenvolvimento sustentável, tais como: econômica, social, política, cultural, ecológica e territorial. Os resultados do estudo apontam que a realidade da comunidade tem sido alterada apenas no que diz respeito ao aspecto econômico de geração de renda, mas ainda assim, essa mudança só é percebida por aqueles moradores que possuem uma atividade profissional relacionada com o turismo na comunidade. Constata-se, portanto, uma deficiência no critério social da sustentabilidade, tendo em vista que a geração de renda decorrente das atividades turísticas não se dá de forma equânime, restringindo-se a alguns moradores.

Biografia do Autor

Fernando Guilherme Tenório, Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGVRJ)

Pós-Doutorado em Administração Pública pelo IGOP/Universitat Autónoma de Barcelona - UAB, (2004); Doutorado em Engenharia da Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Vanessa Brulon Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), é mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), e possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2008) e graduação em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). É Professora do Magistério Superior (40h D.E.) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Clara Rodrigues Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pesquisadora do Laboratórios de Sistemas Avançados de Gestão da Produção (SAGE/COPPE).

Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Administração pela EBAPE/ FGV (2013) e mestre em Administração pelo Ibmec (2006). Tem pós-graduação em Marketing (1998) e em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública (2000). É graduada em Letras (1991) e em Comunicação Social - Jornalismo (1990). É professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e da ESPM Rio. 

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Tenório, F. G., Soares, V. B., Barros, A. C. R., & Gouveia, T. M. de O. A. (2018). Turismo e Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise das Atividades Turísticas em uma Comunidade Pacificada do Rio de Janeiro. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 422–452. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.422-452

Edição

Seção

Artigos