Padrão de Especialização do Comércio Internacional do Paraná (1999-2014)

Autores

  • Mygre Lopes da Silva Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). E-mail: mygrelopes@gmail.com.
  • Rodrigo Abbade da Silva Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.
  • Daniel Arruda Coronel Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.258-287

Palavras-chave:

Exportações. Vantagem comparativa. Paraná.

Resumo

Este trabalho visa analisar o padrão de especialização do comércio internacional do estado do Paraná, identificando os setores produtivos mais dinâmicos, no período entre 1999 e 2014. Neste sentido, calcularam-se os indicadores de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (IVCRSik), de Comércio Intraindústria (CII), de Concentração Setorial das Exportações (ICSij) e Taxa de Cobertura das Importações (TCij) com os dados obtidos da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX. Os resultados indicaram que a pauta exportadora continua a ser predominantemente composta por setores baseados em recursos naturais e da indústria de transformação tradicional, tais como madeira, alimentos/fumo e bebidas e material de transporte. Com isso, é possível constatar que os setores especializados no comércio internacional são aqueles que apresentam vantagens comparativas convencionais, embora se constate a existência de comércio intraindústria em setores específicos.

Biografia do Autor

Mygre Lopes da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista de mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). E-mail: mygrelopes@gmail.com.

Rodrigo Abbade da Silva, Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.

Mestrando do PPGA da UFSM e bolsista de mestrado da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). E-mail:abbaders@gmail.com.

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Silva, M. L. da, Silva, R. A. da, & Coronel, D. A. (2017). Padrão de Especialização do Comércio Internacional do Paraná (1999-2014). Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 258–287. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.258-287

Edição

Seção

Artigos