Empreendedorismo e desenvolvimento local: uma análise do programa Microempreendedor Individual em Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Três Corações.
  • João Batista de Souza Contábil Massper/Analista fiscal
  • Luiz Eugênio Veneziani Pasin Universidade Federal de Itajubá / Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG
  • André Luiz Zambalde Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia e Departamento de Ciências da Computação

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.262-292

Palavras-chave:

MEI, Microempreendedor, Empreendedorismo, Informalidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um panorama do Microempreendedor Individual – MEI em municípios de Minas Gerais/Brasil, de forma a analisar os benefícios e a efetividade deste programa, enquanto política pública para o incentivo à criação de novos empreendimentos, à formalização de empreendimentos informais, melhorias no desempenho dos pequenos negócios, assim como nos indicadores de desenvolvimento local. Como procedimentos metodológicos, o estudo parte de uma abordagem quantitativa, realizado por meio de dados secundários referentes aos 853 municípios de Minas Gerais, assim como um estudo empírico junto a 50 empreendedores no município de Pouso Alegre/MG, sendo os dados analisados por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas. Entre os principais resultados identificou-se correlações positivas entre os optantes pelo programa MEI com os níveis de renda e índice de desenvolvimento municipal, além de identificar correlação negativa com os níveis de desemprego. Entre os benefícios mais reconhecidos, percebe-se que a baixa burocracia e facilidades na formalização, assim como a venda de produtos e/ou serviços para outras empresas foram os fatores que melhor discriminaram os grupos de empreendedores que atribuíram melhorias significativas no negócio após a formalização. Os resultados se mostram úteis ao analisar a efetividade do programa MEI enquanto política pública de incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento local, permitindo novas reflexões sobre estratégias de gestão capazes de estimular o surgimento de novos empreendimentos e promover o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Donizeti Leandro de Souza, Universidade Federal de Lavras / Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Três Corações.

Mestre e doutorando em Administração pela Universidade Federal de Lavras, departamento de Administração e Economia (DAE). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Três Corações.

João Batista de Souza, Contábil Massper/Analista fiscal

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Sapucaí e especialista em Finanças e Controladoria pela Universidade Vale do Rio Verde.

Luiz Eugênio Veneziani Pasin, Universidade Federal de Itajubá / Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola FEAGRI-UNICAMP. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Itajubá-UNIFEI.

André Luiz Zambalde, Universidade Federal de Lavras / Departamento de Administração e Economia e Departamento de Ciências da Computação

Professor na Universidade Federal de Lavras, nos Deptos de Computação e Administração. Engenheiro de Telecomunicações, pós-graduado em Administração e Marketing e Vendas; mestre em Eletrônica, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação, com Pos-Doutorado em Ciência da Computação e Sistemas e Tecnologias de Informação.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Souza, D. L. de, Souza, J. B. de, Pasin, L. E. V., & Zambalde, A. L. (2016). Empreendedorismo e desenvolvimento local: uma análise do programa Microempreendedor Individual em Minas Gerais, Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 262–292. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.262-292