A Influência da Capacidade Absortiva Realizada no Desempenho da PME Vitivinícola

Autores

  • José Pedro Silveira Fuchs Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí (Univali)
  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Universidade do Contestado - UnC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.144-167

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional

Resumo

Este estudo procura investigar o papel das dimensões transformação e aplicação de conhecimento, que compõem a capacidade absortiva realizada no desempenho da PME vitivinícola, levando em consideração o efeito da idade da firma neste relacionamento. Foram obtidos 77 questionários válidos em uma pesquisa com produtores de uvas finas dos Estados do RS e SC, sendo utilizado o software SmartPLS para modelar equações estruturais e avaliar os relacionamentos. Como resultado, concluiu-se que o efeito da capacidade absortiva realizada no desempenho das empresas é significativamente positivo, enquanto a idade da firma não se mostrou significativamente influente na relação. As observações se apresentaram relevantes como contribuição para as pesquisas sobre a importância da capacidade de absorção de conhecimento em PMEs e a forma como ela se reflete nos índices da organização.

Biografia do Autor

José Pedro Silveira Fuchs, Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI

Mestrando do Departamento de Pós-Graduação  em Administração da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí - Área de Administração e Turismo

Carlos Ricardo Rossetto, Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Professor do programa de Pós-Graduação em Administração da Unversidade do Vale do itajaí (Univali).

Carlos Eduardo Carvalho, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Universidade do Contestado - UnC

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestre em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduado em Administração pela Universidade do Contestado (UnC). Atua como professor pesquisador no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) e no Doutorado em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Fuchs, J. P. S., Rossetto, C. R., & Carvalho, C. E. (2016). A Influência da Capacidade Absortiva Realizada no Desempenho da PME Vitivinícola. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 144–167. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.144-167