A Tríplice Hélice e a construção de ambientes de inovação: O caso da Incubadora Tecnológica de Luzerna/SC

Autores

  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Cleber Cristiano Prodanov Universidade Feevale
  • Fábio Lazzarotti Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Lucas Bonacina Roldan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.609-639

Palavras-chave:

Tríplice Hélice. Ambiente de Inovação. Incubadora.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar os fatores que determinaram a constituição de um ambiente de inovação, o caso da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL), e o papel desempenhado pelos atores da tríplice hélice. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que utilizou entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo como principais fontes de coleta e análise de dados. Como abordagem teórica, utilizou-se o modelo da tríplice hélice de Etzkowitz (2009). Os principais resultados destacam os seguintes fatores determinantes no surgimento da ITL: envolvimento de lideranças locais; a iniciativa do poder público municipal; presença de instituições públicas e privadas; inexistências de incubadoras em municípios próximos; e a necessidade de criar novas matrizes econômicas à região. Dentro o papel dos atores, destaca-se o ator governo, em especial a Prefeitura Municipal de Luzerna, em criar incentivos legais e financeiros, estimular a interação entre diferentes atores, gerar novas demandas de mercado, e estimular o surgimento da ITL. O ator universidade pela pré-incubadora existente, gerar conhecimento e formar profissionais. O ator empresa, pela colaboração interna das incubadas na ITL e a instalação da empresa âncora como incentivo para atrair novos empreendimentos.

Biografia do Autor

Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestre em Educação pela Universidado de Passo Fundo (UPF), Licenciado em Filosofia e Graduado em Administração pela Universidade Comunitária Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Eric Charles Henri Dorion, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração pela Université de Sherbrooke, Canada, Mestre em Administração pela Université Laval, Canada, Graduado em Geografia pela Université Laval, Canada.

 

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Pós-Doutor em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Doutor em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Mestre em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Cleber Cristiano Prodanov, Universidade Feevale

Doutor e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP, Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS.

Fábio Lazzarotti, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutor em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Mestre em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb (2004), Graduado em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc.

Lucas Bonacina Roldan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Administração de Empresas (PUCRS/UCS). Mestre em Administração de Empresas (PUCRS). Graduado em Administração de Empresas / Empreendedorismo (PUCRS).

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Bencke, F. F., Dorion, E. C. H., Olea, P. M., Prodanov, C. C., Lazzarotti, F., & Roldan, L. B. (2018). A Tríplice Hélice e a construção de ambientes de inovação: O caso da Incubadora Tecnológica de Luzerna/SC. Desenvolvimento Em Questão, 16(43), 609–639. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.43.609-639

Edição

Seção

Artigos