Cooperação alternativa como estratégia de viabilização da agricultura familiar: o caso da Cooperativa Central Sabor Colonial

Autores

  • Lauri Luiz Kunzler Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Rosana Maria Badalotti Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.320-352

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Cooperação alternativa, Agroindústria familiar rural

Resumo

O processo modernizador que consolidou a região Oeste de Santa Catarina como polo produtor de commodities alimentares foi, ao mesmo tempo, extremamente rigoroso na seleção dos integrados às cadeias produtivas, o que resultou na exclusão de milhares de agricultores das possibilidades de inserção econômica e reprodução social e em contramovimentos que têm constituído modos alternativos de agregação de valor e cooperação à agricultura familiar. O foco do presente estudo é a analise das estratégias de desenvolvimento rural e cooperação para a viabilização da agricultura familiar a partir da atuação da Cooperativa Central Sabor Colonial. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Para a obtenção dos dados, além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sujeitos representativos da cooperativa analisada, buscando identificar com maior clareza os limites e as possibilidades de suas estratégias de ação. Constatou-se que a referida cooperativa tem atuação mais dedicada à organização do mercado institucional e, como uma possibilidade em potencial, a capacidade ainda pouco explorada de constituir-se como referência no crescente mercado de produtos diferenciados provenientes da agricultura familiar. Verificou-se também a necessidade de a cooperativa ampliar sua articulação em redes de comercialização mais amplas, de modo a viabilizar novos espaços de comercialização para os empreendimentos de atuação local e, com isso, seguir contribuindo na consolidação da cooperação alternativa como estratégia de reprodução da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Lauri Luiz Kunzler, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Especialização em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal. Graduação em Administração. Atualmente é servidor na Universidade Federal da Fronteira Sul, no cargo de Administrador.

Rosana Maria Badalotti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduada em Ciências Sociais em nível de Bacharelado (1990) e Licenciatura (1998), Mestrado em Antropologia Social (1996) e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina . É professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) desde 2003. Compõe o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais (Mestrado Profissionalizante) e Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Sociedade e Políticas Sociais e membro do Grupo Desenvolvimento Regional, Política Pública e Governança, ambos cadastrados pelo CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas Multidisciplinar, Planejamento Urbano e Regional, Sociologia Rural e do Desenvolvimento, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento rural, regional e territorial em interface as políticas públicas e sociais; agricultura familiar, trabalho e gênero; organizações e ação política na sociedade regional; educação e diversidades sócioculturais.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Kunzler, L. L., & Badalotti, R. M. (2017). Cooperação alternativa como estratégia de viabilização da agricultura familiar: o caso da Cooperativa Central Sabor Colonial. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 320–352. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.320-352

Edição

Seção

Artigos