Desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso do Sul: Uma análise da composição da balança comercial

Autores

  • Mayra Batista Bitencourt Fagundes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Giovani Wilhiam Gianetti UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Daniela Vasconcelos de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Daniela Teixeira Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Luis Carlos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.112-140

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, agronegócio, industrialização

Resumo

O presente artigo analisa o fluxo comercial do Mato Grosso do Sul por vias internas e externas, caracterizando os principais destinos e a natureza de atividade econômica dos produtos transacionados, avaliando o desenvolvimento econômico do estado. Os dados utilizados foram adquiridos através da Secretaria da Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul (SEFAZ-MS) e Ministério da Agricultura, Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), e agregados para o código SCN 110. Os principais fluxos comerciais interestaduais do MS ocorrem com a região Sul e Sudeste, sendo São Paulo o estado mais importante. Os fluxos comerciais internacionais apresentam elevada concentração no Mercosul para as importações e maior diversificação nas exportações, com exceção da China. O MS apresenta um superávit comercial em ambas as vias de comércio. Por vias internas, destacam-se nas vendas: serviços relacionados ao gás natural, carne e o álcool, e nas compras: combustíveis fósseis, automóveis e produtos alimentares. Nas vias externas, destacam-se nas exportações: açúcar, soja, carne, celulose, milho e o minério de ferro, e nas importações: carnes, óleos e gordura vegetal ou animal, laticínios e sorvetes e conservas alimentares. Portanto, observa-se a elevada importância dos bens da agroindústria derivados do setor sucroalcooleiro, da celulose, de produtos da carne, entre outros, para o desenvolvimento econômico do MS.

Biografia do Autor

Mayra Batista Bitencourt Fagundes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Economista. Doutora em Economia Aplicada. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e leciona no curso de graduação em Ciências Econômicas; bem como na Pós-Graduação em Administração com ênfase em Gestão do Agronegócio da UFMS.

Giovani Wilhiam Gianetti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Daniela Vasconcelos de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Daniela Teixeira Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Economista e mestranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luis Carlos da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (2006). Atualmente é Analista de tecnologia da informação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Professor do Curso da FATEC/SENAI no Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, e também Professor voluntário (colaborador) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Fagundes, M. B. B., Gianetti, G. W., Oliveira, D. V. de, Dias, D. T., & Silva, L. C. da. (2017). Desenvolvimento econômico do estado de Mato Grosso do Sul: Uma análise da composição da balança comercial. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 112–140. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.112-140

Edição

Seção

Artigos