Desenvolvimento e Centralidade da Indústria: Uma Atualização do Debate no Brasil

Autores

  • João Batista Pamplona Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • João Lúcio de Azevedo Fenerich Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.62-98

Palavras-chave:

Indústria da transformação, desenvolvimento econômico, Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a evolução do debate em torno da ideia de centralidade ou não da indústria no desenvolvimento econômico brasileiro. O debate clássico no Brasil acerca da função exclusiva da indústria de transformação no desenvolvimento econômico está longe de ser resolvido. Continuam existindo dois grupos dominantes de autores com posições claramente delimitadas entre si. Um grupo heterodoxo continua defendendo a centralidade da indústria no desenvolvimento brasileiro. Outro grupo de matriz liberal acredita que não há nada de especial na indústria em relação ao crescimento de longo prazo.  Para além desses dois grandes grupos de autores, surge uma posição que relativiza o papel central da indústria para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Biografia do Autor

João Batista Pamplona, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (Mestrado/Doutorado) da USCS e do Departamento de Economia da PUC-SP.

João Lúcio de Azevedo Fenerich, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Economista graduado pela PUC-SP

Downloads

Publicado

2016-10-18

Como Citar

Pamplona, J. B., & Fenerich, J. L. de A. (2016). Desenvolvimento e Centralidade da Indústria: Uma Atualização do Debate no Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 14(36), 62–98. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.62-98

Edição

Seção

Artigos