Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá

  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Adriana Bernardo Universidade Estadual de Maringá - UEM
Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedorismo Digital, Negócio Digital, SEBRAE

Resumo

Fazer negócios no meio digital popularizou-se frente ao barateamento da infraestrutura de telecomunicações e nesse ambiente a competitividade torna-se cada vez mais acirrada. Com o intuito de apoiar o micro e pequeno empreendedor durante esse processo, o SEBRAE Paraná desenvolveu o Projeto Negócios Digitais que fornece informações e prepara as empresas para atuarem em plataformas virtuais. Isto posto, o objetivo do presente estudo é compreender como o Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE Maringá auxilia no desenvolvimento do empreendedorismo digital em micro e pequenas empresas. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores do Projeto e o acompanhamento de três empresas que participaram. Também foi desenvolvida uma análise quantitativa descritiva para caracterizar o perfil do público participante. Por fim, os resultados obtidos mostram que as motivações dos participantes estavam relacionadas a busca de conhecimento sobre ferramentas e estratégias utilizadas no meio digital, porém a falta de tempo e de recursos financeiros retardam esse processo. Além disso, aponta-se a importância de iniciativas como a do Projeto e sugestões de melhoria para o mesmo.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM
Adriana Bernardo, Universidade Estadual de Maringá - UEM
Formada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM
Publicado
2016-11-30
Como Citar
Pereira, J., & Bernardo, A. (2016). Empreendedorismo Digital: estudo do Projeto Negócios Digitais desenvolvido pelo SEBRAE-PR em Maringá. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 293-327. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.293-327