Território Vulnerável e Desenvolvimento Humano: Uma análise à luz da política pública de assistência social

Autores

  • Alex Pizzio Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Márcia Michelle Carneiro da Silva Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - NUDER da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.177--206

Palavras-chave:

Assistência social, Pobreza, Vulnerabilidade, Território, Desenvolvimento humano.

Resumo

O enfrentamento da desigualdade e da pobreza tem sido objeto tanto das políticas públicas como dos modelos de desenvolvimento que lhes dão suporte. No Brasil contemporâneo, a descentralização da assistência social, política prioritária na mitigação da pobreza e da desigualdade, tem considerado, em larga escala, o território como fundamental para o êxito da política por meio do aprimoramento da gestão e da oferta de serviços públicos. Este artigo visa refletir acerca das circunstâncias que envolvem os indivíduos, os espaços vividos e as perspectivas do desenvolvimento humano, a partir da política de assistência social. Para dar conta desse objetivo, discorremos sobre a vulnerabilidade socioeconômica, cível e territorial, buscando delimitar as principais características do território vulnerável e, desse modo, contribuir para o aprofundamento das investigações acerca da territorialização da política pública de assistência social e desenvolvimento humano. As conclusões demonstram que o território vulnerável requer formas mais adequadas para a implementação, gestão, monitoramento, avaliação e informação no âmbito da política de assistência social, de modo a não simplesmente focalizar o indivíduo e a condição de pobreza.

Biografia do Autor

Alex Pizzio, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Tocantins (UFT).

Márcia Michelle Carneiro da Silva, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional - NUDER da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Especialista em GEstão Pública e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional (NUDER) da Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Pizzio, A., & Silva, M. M. C. da. (2016). Território Vulnerável e Desenvolvimento Humano: Uma análise à luz da política pública de assistência social. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 177–206. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.177--206

Edição

Seção

Artigos